TRILHA DA COSTA DA LAGOA

TRILHA DA COSTA DA LAGOA

Trilha caminho da Costa, como é conhecida a trilha da costa da lagoa, possui aproximadamente 7 km de distancia e é ideal para quem quer curtir a natureza mas não quer enfrentar penhascos e desfiladeiros. Sem grandes obstáculos, é feita em trechos planos por quase todo o percurso, onde o visitante passa por enseadas de águas calmas e por alguns vilarejos.

Durante o trajeto, a trilha oferece como atrações, além da belas paisagens, as ruínas dos antigos casarões e engenhos de farinha e de cana-de-açúcar, que movimentavam a economia da região até o final do século 19. No final é possível ainda encontrar uma pequena cachoeira.

O caminho é bem demarcado e existem poucas bifurcações (e as que existem estão sinalizadas). É só se manter no caminho principal e no final você chegará no vilarejo da Costa da Lagoa, onde irá encontrar ótimos restaurantes e poderá optar por voltar pelo mesmo caminho ou pegar um barco até o centrinho da Lagoa.

Trilha da Costa da Lagoa
Trilha da Costa da Lagoa
Costa da Lagoa

previous arrow
next arrow

ArrowArrow

Slider
Como Chegar

No final da Rua João Henrique Gonçalves (também conhecida como Estrada Geral do Canto dos Araçás), quando acaba a pavimentação e só se pode seguir a pé, começa o Caminho da Costa.

Quem não está de carro consegue ir ao Canto dos Araças pegando a linha de ônibus com este mesmo nome (362), que parte do Terminal de Integração da Lagoa (TILAG) e vai até este ponto onde fica o início da trilha e a parada do barco.

Há ainda uma outra opção, através do terminal de barcos da CooperCosta no bairro Rio Vermelho. O acesso a este barco se dá por uma estradinha a partir da Rodovia João Gualberto Soares, uma estrada que liga a Barra da Lagoa à Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Seguindo no sentido Norte, o acesso a este terminal fica a cerca de 3 km após a Barra da Lagoa. Na rodovia há uma grande placa indicando a sua localizando nos dois sentidos da estrada.

Mais informações

Depois de aproximadamente 50 minutos caminhando. é possível visitar o Engenho de Farinha, construído no século 19 e tombado pelo patrimônio histórico. O Engenho funciona uma vez por ano (geralmente em julho ou agosto), quando a comunidade se reúne para fabricar farinha. Neste dia, acontecem diversas apresentação folclóricas que celebram a tradição açoriana e o evento é conhecido como a Farinhada da Costa da Lagoa.

Com mais ou menos 1 hora e trinta minutos de caminhada, chegamos no casarão da Dona Loquinha, construído em 1780 por escravos. Ele está em ruínas e não está aberta para visitação interna.

Dicas

-Leve água e repelente
-Animais silvestres e peçonhentos podem ser encontrados durante a trilha, respeite o espaço deles e à natureza
-É possível deixar o carro em estacionamentos no final da estrada geral.
-Há cerca de quinze restaurantes na Costa da Lagoa, localizados em sua maioria entre as paradas 16 e 19.
-Se deixou o carro na início da trilha e optou por voltar de barco, desça no ponto 3.