COSTA DA LAGOA

A Costa da Lagoa é uma antiga vila de pescadores que fica numa parte isolada da Lagoa da Conceição, cercada por enormes morros cobertos por densa Mata Atlântica. Além da paisagem bucólica e preservada, que toma conta desse importante recanto da capital catarinense, a Costa da Lagoa é um dos locais que ainda preservam resquícios da cultura deixada pelos imigrantes açorianos.

Acesso

O acesso a localidade pode ser feito de duas formas: por trilhas, em meio à vegetação, ou por barco-táxi atravessando as suaves águas da Lagoa da Conceição.

As embarcações saem de hora em hora do trapiche ao lado da ponte da Lagoa da Conceição (aos finais de semana a frequência é 30 em 30 minutos), e o passeio leva em torno de 40 minutos. Há a opção de transporte pelo trapiche do Rio Vermelho, acessível pela SC-406, e a viagem dura 10 minutos.

É possível desembarcar em qualquer um dos 23 trapiches espalhados pelas sete vilas que compõem a Costa da Lagoa, mas o mais procurado é o que dá acesso aos bares e restaurantes. Os especializados em frutos do mar são muito procurados por turistas e moradores de Floripa.

Por trilha, a caminhada leva aproximadamente 2 horas parar chegar neste ponto e possui alguns patrimônios históricos durante o percurso, como o Engenho de Farinha e o casarão da Dona Loquinha. No final da trilha, próximo ao vilarejo e aos restaurantes, é possível ainda fazer uma visita à uma pequena cachoeira. (procure pelas placas indicativas ou pergunte nos restaurantes ou para os simpáticos locais na área).

Costa da Lagoa
Costa Da Lagoa
Costa Da Lagoa
Costa Da Lagoa

ArrowArrow

Slider